Estreito de Câmara de Lobos



Um local onde dá Prazer Viver!

Estreito da Câmara de Lobos é uma freguesia portuguesa do concelho de Câmara de Lobos, com 8,14 km² de área e 10 269 habitantes (2011). Densidade: 1 261,5 hab/km². O Estreito dista do Funchal em cerca de 15 quilómetros e a 6 da sede de Concelho de Câmara de Lobos.

Limites da Freguesia:

  • é limitada a Sul pela freguesia de Câmara de Lobos;
  • é limitada a Norte pela freguesia do Jardim da Serra;
  • é limitada a Leste pela Ribeira dos Socorridos;
  • é limitada Oeste pela Quinta Grande.

Localização:

Localiza-se a uma latitude 32.667 (32°40') Norte e a uma longitude 16.9833 (16°59') Oeste, estando a uma altitude de 460 metros.

Pontos de Interesse

A freguesia do Estreito é elevada a vila a 14 de Setembro de 1994.

Apesar de não existirem dados precisos sobre a origem da denominação da freguesia, o Estreito de Câmara de Lobos deve o seu nome a um pequeno lugar, que ficava situado muito perto do local onde se encontra implantada a igreja paroquial e que devido às suas características físicas ou orográficas, era conhecido por estreito.

A Melhor Espetada Madeirense

A gastronomia existente na freguesia não é diferente daquela que é confecionada em toda a Região. A espetada de carne de vaca, constitui a principal especialidade gastronómica do Estreito de Câmara de Lobos. A freguesia é igualmente famosa pela produção de Vinho Madeira - sendo talvez a freguesia que mais produz em toda a Região.

Uma herança Cultural

A Vila do Estreito possui um património arquitetónico, património móvel e património imaterial, digno de registo, como são o caso da Igreja do Garachico, Igreja da Encarnação, Igreja Matriz do Estreito, Capela de Santo António, Capela do Calvário, Capela de Santa Ana.

Tem montanhas a norte, onde se situam algumas das melhores levadas da Madeira, como é o caso da Levada do Norte- Estreito de Câmara de Lobos

Onde a Cereja e a Uva são rainhas...

A freguesia do Estreito de Câmara de Lobos tem, nos últimos anos, dedicado especial atenção à atividade cultural, com destaque para a Festa da Cereja e a Festa das Vindimas.

Do programa das festividades consta sempre o tradicional cortejo das Vindimas, pisa e repisa da uva e animação com diversos grupos de folclore.

Símbolos do Estreito

O Grupo Desportivo do Estreito, é, sem dúvida, a maior instituição cultural da freguesia, na medida em que exerce a sua atividade não só no âmbito desportivo, com a prática de diversas modalidades, mas também no campo puramente cultural, através da publicação da revista Girão e da Rádio Girão, que lhe pertence.




Turismo da Madeira

Top